Criar uma Loja Virtual Grátis

Como superar o Bullying?

Como superar o Bullying?

Superar o bullying pode ser difícil, mas não é impossível. Para isso acontecer, o essencial é não se isolar. O primeiro passo de uma pessoa vítima dessa zoação do mal deve ser procurar apoio nos amigos e em adultos em quem confie. Saiba que ha pessoas que o te amam, e querem somente o seu bem. Então não fique calado, desabafe com alguém e diga realmente o que está acontecendo, por mais que seja dificil, esse é o primeiro passo para se enfrentar o Bullying.

Como identificar uma pessoa que sofre Bullying?

Mudanças de comportamento são sinais importantes e podem sinalizar aos pais que os filhos estão sendo vítimas de bullying.

A criança ou adolescente pode, repentinamente:

  • Não querer mais frequentar as aulas
  • Pedir para mudar de turma
  • Apresentar queda do rendimento escolar
  • Passar a ter dificuldade de atenção
  • Apresentar sintomas físicos, como dor de cabeça ou de estômago e suor frio, indicando o violento e elevado nível de angústia a que está sendo submetido

O que fazer para ajudar uma pessoa que sofre Bullying?

Os adultos devem informar à criança ou ao adolescente que o que ela sofreu será cuidado pela família, pela escola, pela comunidade ou pelas autoridades da lei.

Muito importante também é deixar claro para a vítima, seja qual for a sua idade, que ela não é culpada pelas perseguições que está sofrendo, reafirmando que ela tem valores e qualidades que devem ser muito respeitados.

Os pais devem sempre se mostrar disponíveis a escutar o filho, permitindo que expresse seus sentimentos diante da ameaça ou da agressão que vivenciou.

Devem também evitar criticar a criança ou adolescente quando, sozinhos, não conseguirem enfrentar a situação.

Pais jamais devem ignorar ou minimizar o problema de seus filhos, muito menos estimular agressão ou revide

Sugestões para escolas e comunidades co

Para minimizar ou acabar com as agressões, escolas, comunidades e especialistas podem promover programas antibullying envolvendo alunos, famílias, professores e coordenadores.

O resultado de um trabalho preventivo, compartilhado por todos pode oferecer melhoria na qualidade dos relacionamentos e no uso responsável da internet.

Podem ser realizadas ações como:

  • Capacitar professores e funcionários, na identificação e encaminhamentos adequados das vítimas
  • Conscientizar os potenciais agressores de que existem consequências para os crimes contra a honra, de calúnia ou injúria e de que os pais podem ser responsabilizados pelos atos dos filhos
  • Promover, na escola, critérios de não tolerância às condutas de bullying e ciberbullying

m caso de Bullying